Seja sempre bem vindo!!

Bem vindo!!!!

É com muita satisfação que recebo você no meu blog caro leitor. Os textos que você encontrar aqui são fruto de muita pesquisa, carinho, atenção e dedicação. Peço a gentileza que deixe um comentário se gostou e até mesmo com sugestões e críticas. Serão muito bem recebidas!

Agradeço sua visita. Tenha uma boa leitura!

terça-feira, 27 de março de 2012

BASE JUMPING NAS ESPETACULARES E MORTÍFERAS MONTANHAS DA NORUEGA

Sabe aquele friozinho na barriga que dá quando você vê uma cena de esporte radical e pensa “Uhh! Essa passou perto!”. Dá uma olhadinha nesse vídeo abaixo e conheça o radical base jumping, praticado nas montanhas da belíssima Noruega.

No base jumping, o que vale é passar bem perto do perigo

Considerado por muitos como um dos esportes radicais mais perigosos de se praticar, e com uma taxa de mortalidade altíssima, o base jumping atrai um grande número de adeptos e praticantes a cada ano que passa.
Base jumping

O base jumping, que também é conhecido como B.A.S.E. jumping (da sigla em inglês “Building, Antenna, Spam & Earth" – Prédio, Antena, Ponte e Terra), é um esporte que surgiu entre os anos 60 e 70, esporadicamente por praticantes que saltavam de aviões (skydiving). Mas só saltar de aviões não trazia emoções suficientes para esses loucos por adrenalina. Foi quando surgiu um cara mais louco que todos os outros e percebeu que poderiam se arriscar um pouco mais. E em 1978, Carl Boenish resolveu saltar da montanha conhecida como El Captain, no Parque Nacional Yosemite (localizado nas montanhas de Serra Nevada, no EUA). Mas foi arriscando um salto do monte norueguês conhecido como Troll Wall que Carl Boenish morreu em 1984, ao se chocar com uma formação rochosa, logo após estabelecer o recorde mundial de salto em altura para base jumping. Boenish é considerado por muitos o fundador do base jumping.
Carl Boenish, na sua busca por maiores doses de adrenalina, inventou um dos esportes radicais mais perigosos do mundo

No base jumping, os saltos devem ser feitos de alturas consideradas baixas, onde aquele que salta tem alguns poucos segundos de queda livre, passando muito perto dos penhascos, até abrir o paraquedas e pousar em total segurança.
Praticantes do base jumping saltando com o Wingsuit, um equipamento produzido especialmente para esse esporte.

E um dos lugares prediletos para a prática do base jumping é o monte conhecido por Troll Wall. Situada em Trollveggen, na Noruega, o Troll Wall é perfeito para os saltos, pois é o monte vertical mais alto da Europa, com saltos a 1.100 metros de altura. Esse lugar também é popular entre os praticantes de escaladas radicais.
O famoso monte Troll Wall
Esse esporte foi declarado proibido pelas autoridades norueguesas no ano de 1986, após inúmeros acidentes, sendo muitos deles fatais. Outros dois pontos de salto do base jumping na Noruega são o Pulpit Rock (situado na região de Preikestolen), e o Troll’s Tongue ( localizado em Trolltunga).

Imagens do belíssimo Pulpit Rock

O Pulpit Rock é uma montanha de granito que fica a 640 metros de altura e possui uma superfície plana perfeita para a prática do base jumping. Além de ser frequentado pelos praticantes desse esporte, o Pulpit Rock também é muito visitado por simples turistas devido a beleza do lugar, como vocês podem ver nas fotos acima. Em 2009, aproximadamente 130.000 pessoas visitaram o topo da montanha.
Base jumping do Pulpit Rock 

Tão bonito quanto, é o Troll’s Tongue. Também conhecida por Trolltunga, essa famosa rocha que escapa horizontalmente das montanhas de Odda, na Noruega, forma uma espetacular paisagem que mistura beleza e perigo a 950 metros de altura. Os mais abusados, saltam dali para o vazio em busca do salto de base jumping perfeito.
Troll's Tongue  (Trolltunga)

Assista ao vídeo abaixo e sinta um pouquinho o que é estar bem próximo do perigo real desses saltos, nas montanhas da Noruega. Onde a adrenalina e a beleza da natureza se confundem. Nesse lugar, é possível atingir o inatingível: criar asas. Nem que seja por apenas alguns segundos. Nem que seja para alguns loucos corajosos. Onde arriscar a vida é sinônimo de viver!
Será que você encara saltar nessa velocidade?


Fontes:

Boa semana a todos!
Abraços

2 comentários:

  1. obrigado por sua matéria me inspirei muito nela e pretendo realizar meu 20° salto em Troll Wall

    ResponderExcluir
  2. Galera se liga só nesse s malucos:
    https://www.youtube.com/watch?v=W2ae-VkjByE

    ResponderExcluir