Seja sempre bem vindo!!

Bem vindo!!!!

É com muita satisfação que recebo você no meu blog caro leitor. Os textos que você encontrar aqui são fruto de muita pesquisa, carinho, atenção e dedicação. Peço a gentileza que deixe um comentário se gostou e até mesmo com sugestões e críticas. Serão muito bem recebidas!

Agradeço sua visita. Tenha uma boa leitura!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

San Marino

San Marino: a riqueza de uma nação e uma das piores seleções de futebol do mundo.
Não é de hoje que a seleção brasileira de futebol está mal, despencando no Ranking de Seleções da FIFA, onde reinou absoluta durante muito tempo, deixando o topo do ranking para a Espanha e caindo para o 7º lugar. Terrível, vergonhoso, ridículo não é?! Mas estamos muito bem, comparados com a seleção de San Marino!
     Castelo de Guaita - San Marino - http://www.happytellus.com/san-marino 
Antes que muita gente diga que nem sabia que San Marino tinha uma seleção, vamos conhecer um pouco dessa rica nação:

                                              Bandeira de San Marino
 São Marino, também conhecida por São Marinho ou Sereníssima República de San Marino, é uma país sem encosta marítima, com 61 km2 de extensão e com uma população de apenas 30.000 habitantes, completamente envolta pela Itália. Tem o italiano como língua oficial e o Euro como moeda. Sua capital é a charmosa Cidade de San Marino. Juntamente com Liechtenstein, Vaticano, Mônaco, Andorra, e Malta, San Marino recebe a alcunha de microestado europeu e tem a menor população de todos os membros do Conselho da Europa.

            Mapa de San Marino - http://www.travelnotes.org/Europe/san_marino.htm

Apesar de não ser muito industrializado, San Marino tem uma das maiores rendas per capita da Europa. O turismo é a principal fonte de renda do país, devido sua proximidade com o porto de Rimini, no mar Adriático. Outras fontes de renda são os bancos, produtos eletrônicos e cerâmicas. Cultivam-se vinhas e cereais e criam-se ovinos nos campos.



A história de San Marino também é bem rica: é o mais antigo Estado soberano e república constitucional do mundo, tendo sido fundada em 3 de setembro de 301 por Marinus de Rab. Diz a lenda que Marinus deixou Rab, então uma colônia romana, em 257, quando o futuro imperador, Diocleciano, emitiu um decreto solicitando a reconstrução dos muros da cidade de Rimini, que havia sido destruída por piratas Libúrnios.

                                   Marinus, reconstruindo o muro de San Marino

A Constituição de San Marino, promulgada em 1600, é a mais velha constituição do mundo ainda em exercício. Ela estabelece uma forma parlamentar de governo. O parlamento, chamado de Grande e Geral Conselho, possui sessenta membros e é presidido por dois capitães-regentes, que são Chefes de Estado por um prazo de seis meses. O poder executivo é exercido pelo Congresso de Estado, formado de dez conselheiros escolhidos entre os membros do Grande e Geral Conselho.

Para nós brasileiros, San Marino ficou marcada de forma triste nos nossos corações. No ano de 1994, no Grande Prêmio de San Marino, uma das etapas da Fórmula 1, Ayrton Senna sofreu um acidente fatal na curva Tamburello, no fim de semana que ficou conhecido como “Fim de Semana Negro”, por causa dos vários acidentes ocorridos naquele fim de semana. Apesar do nome, esse evento é realizado na cidade de Ímola, em território italiano, distante 100 quilômetros ao noroeste do país. O mesmo ocorre com o Grande Prêmio de MotoGP, porém este é realizado no Circuito de Misano, as margens do Adriático.

       Circuito de Ímola – GP de San Marino - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Imola.svg

Mas é no futebol que esta rica história se empobrece. A seleção de San Marino é famosa pelas goleadas sofridas e pela sua péssima colocação (leia-se última colocação), no Ranking da FIFA: http://www.fifa.com/worldranking/rankingtable/index.html

A Federação de Futebol de San Marino, conhececida como La Serenissima, é uma das federações de futebol mais antigas da Europa, tendo sido fundada em 1931. Mas, salvo algumas edições esporádicas da Copa Titano, a federação existiu no papel até 1988, quando se filiou à FIFA e à UEFA, após dois anos como integrante provisório dos dois órgãos.

                                 Escudo da Seleção São-Marinense de Futebol

Com zero ponto no ranking e sem ganhar um único ponto desde 2009, a seleção de San Marino divide a última colocação com as seleções de Andorra, Montserrat e Ilhas Turks e Caicos. Sem tradição também nas Eliminatórias Européias, a seleção deste país ficou mais famosa pelas goleadas que vêm sofrendo nos últimos anos do que exatamente pelas glórias conquistadas dentro dos campos.

Pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002, levou uma goleada de 10 a 0 da Bélgica. Mas, na mesma competição, conseguiu um heroico empate em 1 a 1 contra a Letônia, fora de casa. Esse resultado causou tanta alegria entre os jogadores de San Marino, que acabou sobrando para o técnico letão, Gary Johnson, que acabou sendo demitido pela Federação Letã de Futebol.

Mas foi apenas em 2004 que a seleção de San Marino conseguiu sua primeira vitória: O triunfo foi em um amistoso contra a também fraca Seleção do Liechtenstein por 1 a 0. O gol foi marcado por Andy Selva, rapidamente alçado ao posto de herói nacional. Apenas um detalhe: ele fez apenas 08 gols com a camisa da seleção.

                                                    O herói Andy Selva

Depois da primeira vitória, San Marino voltou a sofrer com as limitações de seus jogadores. Eram tantas que no dia 6 de setembro de 2006, pelas Eliminatórias para o Euro 2008, a equipe sofreu a sua maior derrota: 13 a 0 a favor da Alemanha.

O principal clube de San Marino é o Murata, que fez história por ser a primeira equipe samarinesa a participar da Liga dos Campeões da UEFA. O jogador mais famoso do Murata é o tetracampeão mundial Aldair, que jogou três Copas do Mundo, e que fez sucesso na Roma.

                      Aldair (à esquerda na foto) atuando pelo Murata-San Marino 

Com uma rica história e uma economia digna de país de primeiro mundo, San Marino deixa muito a desejar no mundo futebolístico, como podem perceber. Recheada de fracassos e goleadas, a história esportiva san-marinense espera um dia preencher os olhos de quem a acompanha com a mesma qualidade que suas belezas naturais nos presenteiam. Apreciem:

                                                               Vista de San Marino....

                                                               Belissímas praias.....

                                                 Gôndola de San Marino....

                                                     ... e inúmeros belezas naturais.
                                         
Fontes:



Um comentário:

  1. Obrigada! Fiquei encantada com San Marino! Talvez, se muitos de nós brasileiros lêssemos seu texto, aprendêssemos com os san-marinenses a torcer de verdade por nossa seleção: o que é um 7 x 1 de quem, em um péssimo dia, não conseguiu fazer brilhar seu talento, diante de um 13 x 0 de quem ainda não encontrou o seu bom futebol, mas não baixa a cabeça nem desiste de reaprender a jogar? Que encontremos dentro de nós um pouco dos bravos san-marinenses, que acompanham, acreditam, apoiam e celebram sua seleção, seja qual for o resultado, e encaram cada jogo como um precioso e único desafio!

    ResponderExcluir