OAKLEY: UMA HISTÓRIA MOLDADA PELO MUNDO DOS ESPORTES
Você já ouviu falar de Greg LeMond? Ele foi um dos maiores ciclistas profissionais da história, vencedor do Tour da France, e responsável direto pela popularização da marca Oakley ao redor do mundo.
Greg LeMond
Quando LeMond disputou e ganhou o Tour da France, em meados de 1984, ele usava um óculos de sol até então pouco conhecido no mundo. Esses óculos eram leves, de plástico e com lentes de fácil remoção, e que ficou conhecido no mundo todo algum tempo depois pelo nome de EYESHADE.
LeMond e o sucesso do modelo EYESHADE foi apenas o tiro certo que a Oakley havia dado na divulgação da marca. Mas sua história havia começado bem antes, e não se resume apenas a isso. Conheçam agora a fantástica história de uma das maiores marcas do mundo que foi totalmente decorada pelo seus esportistas e mudou radicalmente o mundo dos esportes.
Símbolo da marca Oakley
Tudo começou quando Jim Jannard resolveu largar a faculdade de Farmácia que cursava na Califórnia e decidiu começar a vender equipamentos de motocicletas na carroceria da sua caminhonete em eventos de MotoCross. Jim sabia o que queria desde o começo: investir numa marca capaz de mundar a visão dos esportitas. E, literalmente, ele conseguiu!
Jim Jannard - fundador da Oakley
Em 1975, na garagem da sua casa e com um investimento inicial de U$ 300,00, Jim, que deu o nome à marca o mesmo nome de sua cadela Oakley, criou uma manopla para motocicletas (esporte que era apaixonado) com um material inovador, que ele colocou o nome de unobtanium (uma espécie de borracha hidrofílica, que proporcionava adesão perfeita quando em contato com a água, permitindo assim executar manobras com muito mais segurança). Infelizmente, as manoplas não fizeram tanto sucesso quanto era esperado, e Jim resolver desenvolver um óculos que pudessem ser utilizados nas “pistas” e trouxessem, além de qualidade ótica, resistência a impactos e proteção contra os raios nocivos do sol. Isto ocorreu em 1980 com o lançamento do O FRAME MX, conhecido como Goggles.
O FRAME MX, popularmente conhecido como Goggles
Com seu designer curvilíneo e lentes especiais rapidamente encontrou adeptos entre atletas profissionais como Mark Barnett, Marty Smith, Johnny O‘Mara e Jeff Ward, que passaram a utilizá-los devido a sua claridade e ampla visão periférica. Apesar disso, mais uma vez, os óculos que continham o logotipo da marca na alça para que fosse reconhecida mais facilmente, não obteve sucesso, e acabou retirado do mercado tempos depois.
Johnny O'Mara
E em 1983, ele partiu pro ramo de esportes radicais na neve. Foi lançado o O FRAME SNOW, óculos especiais para a prática de esquis na neve. Em pouco tempo a marca estava sendo difundida ao redor do mundo nos circuitos mundiais.
Atleta usando o O FRAME SNOW
Depois desse período, parecia que a Oakley havia conquistado seu lugar ao sol no mundo dos esportes, e na cabeça de todo mundo. A partir de então, a OAKLEY começou a introduzir novos modelos de óculos de sol, entre eles X-METAL, com a primeira armação toda de metal esculpida em 3-D do mundo, esse modelo foi amplamente utilizado pelos esportistas Michael Jordan, Ichiro Suzuki e Juan Pablo Montoya, entre outros. Michael Jordan, que durante muitos anos foi um grande parceiro da Oakley, participando, inclusive, do conselho de administração da empresa e atuando como colaborador no desenho e criação de um dos modelos de óculos, além de ser garoto-propaganda da marca.
Michael Jordan com o modelo X-METAL, que inovou em tecnologia e design
Naturalmente, os produtos da marca Oakley começaram a se destacar nos mais diferentes esportes, criando, inovando e mostrando ao mundo sua variedade de opções e o grande investimento em tecnologia. A Oakley rapidamente estaria presente, patrocinando e apoiando os atletas nos quatro cantos do planeta, na terra, na água e no ar:
Bob Burnquist
Bruce Irons
Daniel Bodin
Atualmente, a Oakley patrocina atletas de quase todas os esportes existentes, sendo a grande maioria deles atletas de ponta e de destaque nas modalidades: surf, skateboard, mountain bike, esqui, snowboard, vôlei de praia, atletismo, hóquei, wakeboard, golf, tênis, ciclismo, entre tantos outros. Destes, o ciclismo foi o grande propulsor da marca, desde o início com LeMond até mais recentementeo com o super-campeão Lance Armstrong, ao qual a Oakley produziu uma série especial de óculos, o LIVESTRONG.
Lance Armstrong e o LIVESTRONG
Pra completar, a sede da empresa, localizada em Foothill Ranch, na Califórnia, é um paraíso para os atletas. Ao som de Bob Marley e de Red Hot Chilli Pepers, os funcionários da Oakley dividem seu dia-a-dia com atletas profissionais de ponta que usam as dependências e os prédios da empresa para os diversos testes dos produtos. Com cenário futurístico, a sede da empresa, assim como todos seus produtos, são um show a parte:
Sede da empresa, o Headquarters, como é chamado, é um paraíso. Com uma arquitetura futurista, é repleta da mais alta tecnologia.
Hoje, com toda essa história recheada de tecnologia, atletas de elite, vencedores, esportes radicais e produtos de ótima qualidade fica muito difícil de responder uma pergunta: o que seria da Oakley, sem a influência do esporte? Ou, o que seria do esporte, sem a influência da Oakley? A única certeza é que todos nós saímos ganhando!
Fontes: http://www.oakley.com/sports
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